Método exclusivo para acabar com as dívidas definitivamente.

3 Dicas para combater a ansiedade causada pela falta de dinheiro

Sending
User Review
5 (1 vote)

Por que sentimos ansiedade?

Por que nos sentimos ansiosos ou ansiosas quando percebemos que não temos dinheiro suficiente? Você já parou para pensar em porque sente ansiedade quando percebe que está sem dinheiro para pagar as contas?

É fundamental que você entenda isso, porque sem saber o que provoca isso, você vai continuar refém dessa emoção. A ansiedade faz com a que gente se sinta mal, mas também faz com que nós tenhamos comportamentos muito negativos;

É no estado de ansiedade que costumamos tomar as pires decisões para a nossa vida financeira. Seja pegando crédito para adquirir um bem que estamos “precisando”. Seja para resolver alguma emergência. Ou até renegociando a nossa dívida. A ansiedade é a emoção por trás de todas essas decisões que nos trazem problemas financeiros ao longo da vida.

Assista aqui abaixo a Live que eu fiz, que deu origem a este artigo.

A causa da ansiedade

Afinal por que a gente sente ansiedade pela falta de dinheiro? Por que a falta de dinheiro para pagar algo nos causa medo.

O medo é um mecanismo do nosso inconsciente para nos avisar de algum possível perigo. Ele foi desenvolvido antes mesmos do homem existir. A maioria dos animais sentem medo. É uma emoção, um instinto muito primitivo, um recurso da nossa mente intuitiva que tem 1 finalidade muito específica: perpetuar a nossa espécie. Qualquer animal que existe hoje, sente medo porque o medo o avisa de perigos contra a sua vida e a vida da sua prole.

Medo de morrer causa falta de dinheiro?

Mas o que o medo de morrer tem a ver com a falta de dinheiro? Um vez que a mente inconsciente detecta uma ameaça para a nossa integridade, ele dispara um alarme, o medo. Esse alarme serve para que a gente dê atenção a um possível risco. E isso nos coloca em um intenso estado de alerta.

A nossa mente inconsciente é muito rápida em calcular possíveis desdobramentos para os fatos. Então ela começa a viajar pensando que vai faltar dinheiro para a comida, e isso pode ameaçar a nossa vida ou a vida dos nossos descendentes. Ela pode pensar que teremos que nos mudar para um bairro mais violento, por não conseguir sustentar o atual padrão de vida e isso ameaça a nossa vida e a vida dos nossos.

Então o medo da falta de dinheiro é uma forma da nossa mente inconsciente de chamar a nossa atenção, para desdobramentos futuros que podem ameaçar a nossa vida ou a vida dos nossos.

Ficamos ansiosos quando sentimos medo. Porque nós embarcamos nas viagens do nosso inconsciente, através dos desdobramentos negativos que ele tenta nos avisar que podem ocorrer.

2 Características da mente inconsciente

A mente inconsciente não distingue tempo, para ela tudo é agora, passado, presente e futuro, são a mesma coisa. Quem nunca chorou ao lembrar de um ente querido que já partiu? Ou que nunca sentiu calafrios ao saber que faria algo arriscado na semana que vem? Isso tudo acontece porque a nossa mente inconsciente não faz distinção de tempo.

Ela também não distingue uma imaginação, uma lembrança, uma suposição, uma ideia, de um fato. Para ela é tudo a mesma coisa. Você imaginar algo acontecendo ou você vivenciar aquele algo para ela dá no mesmo. Ela irá reagir exatamente da mesma forma e eu vou provar isso agora para você.

Pensa agora que você cortou um limão no meio, daqueles bem azedos e espremeu ele todo na sua boca. Agora posta aqui abaixo nos comentários, se a sua boca não encheu de água. A mente inconsciente não distingue imaginação de fato e ela reage exatamente como se tivesse acontecendo. Enchendo a sua boca de saliva para baixar a acidez do “pseudo suco de limão”.

Agora você imagina o estrago emocional que acontece contigo. Quando você se permite ficar viajando nas loucuras que a sua mente inconsciente cria. De cenários catastróficos possíveis para a sua falta de dinheiro.

O que é ansiedade?

O estado de ansiedade é justamente isso. É você estar constantemente imerso ou imersa em pensamentos negativos que ainda não aconteceram e provavelmente não vão acontecer.

E por que é importante saber disso? Por que uma vez que você entende que a sua ansiedade vem do medo. E que o seu medo é apenas um aviso sobre um possível problema, aumentado à enésima potência. Você pode decidir aprender a se libertar das amarras desse medo, diminuindo a sua ansiedade.

Consequências da Ansiedade

Pessoas ansiosas sofrem muitos distúrbios de saúde. São mais propensas a terem problemas nos relacionamentos. Tomam decisões precipitadas.

A ansiedade faz mal para a sua saúde, para os seus relacionamentos e para o seu bolso. Ou seja, faz mal para todas as áreas da sua vida. Não tem como você se sentir bem estando constantemente em estado de ansiedade e medo;

A maioria das pessoas acredita que sentem ansiedade por causa da falta de dinheiro. Mas a verdade é que o dinheiro também falta porque elas se deixam levar pela ansiedade.

Ao sentir medo e ansiedade pela falta de dinheiro, a tendência natural de alguém que tem dívidas é formar mais dívidas. Ou a pessoa usa mais crédito para se libertar daquele problema imediato. Ou ela renegocia as suas dívidas para ter mais “fôlego” com o crédito e multiplica as dívidas imediatamente fazendo isso.

A ansiedade é um dos principais motivos que levam as pessoas a tomarem decisões financeiras ruins. Como trocar dívidas, usar crédito para resolver problemas, renegociar dívidas. Todos os erros financeiros que as pessoas cometem, tem um componente de ansiedade.

Mesmo quando a pessoa comete um erro tentando ganhar mais dinheiro arriscando em investimentos com alto risco. O que motiva a pessoa não é necessariamente a ganância, mas sim a ansiedade. A pessoa fica ansiosa para ter acesso a algo que ela teria que se esforçar muito ou esperar muito para acessar. E acaba lançando mão de investimentos arriscados, perdendo às vezes o dinheiro de uma vida em pouquíssimo tempo. Apenas porque se deixou levar pela ansiedade.

Eu costumo dizer que as pessoas não sentem ansiedade por causa da falta de dinheiro. Elas vivem na falta de dinheiro porque se deixam levar pela ansiedade. Tomando decisões financeiras ruins e sofrendo terríveis consequências futuras.

Combata a ansiedade

Por isso, na minha opinião, não adianta nada você tentar ganhar mais dinheiro. Apertar os cintos para fazer o dinheiro dar. Tentar fazer planilhas, usar aplicativos para controlar as finanças.

Nada disso é capaz de superar a ansiedade. Ansiedade supera todo e qualquer mecanismo que você tentar usar para controlar suas finanças, se você não trabalhar para se libertar dela primeiro. Por isso, um das bases do meu programa de libertação das dívidas é dar ferramentas para lidar com a ansiedade.

Ao longo do programa eu vou informando e armando os alunos com ferramentas de desenvolvimento pessoal. Para eles conseguirem transformar o estado deles. De um estado constante de medo e ansiedade, para um estado de serenidade e confiança de que eles alcançarão os resultados pretendidos. De libertação das dívidas.

Eu abro inscrições para algumas poucas turmas deste curso por ano. Para saber se o período de inscrições está aberto agora, ou receber avisos sobre a próxima turma. Você pode se inscrever clicando no botão abaixo.

3 Dicas para combater a ansiedade pela falta de dinheiro

Agora eu vou compartilhar contigo algumas dicas para combater a ansiedade que eu uso no meu dia a dia.

Meditação

O primeiro e mais importante: a meditação. Meditação não é nada religioso e pode ser praticado por qualquer pessoa, sem nenhuma restrição.

Você pode começar meditando 5 minutos por dia, por exemplo. Eu medito diariamente faz quase 3 anos, sem perder 1 dia sequer. É um processo sagrado para mim, é a segunda coisa que eu faço ao acordar, Você pode começar a meditar com um aplicativo de celular chamado Vivo Meditação.

Ajuda Terapéutica

Segunda dica: procure ajuda terapêutica. Não se ofenda com essa minha dica. Todos nós podemos ganhar muito ao participar de processos terapêuticos dos mais variados. Independentemente de termos ou não algum distúrbio.

Existe muito preconceito a respeito das terapias, principalmente as não convencionais. Mas o fato é que o preconceito vem da ignorância e o conhecimento nos liberta desse mal.

Todo mundo conhece alguém que conhece alguém que faz alguma terapia holística, para lidar com a ansiedade. Existem infinitas ferramentas que são usadas nessas terapias. Hoponopono, EFT, TFT, são muitas coisas que existem nessa área. Que são naturais, fáceis de aprender e de graça para você se auto-aplicar. Você pode inclusive aprender pela internet vendo vídeos no Youtube, por exemplo.

Só não deixe o preconceito te impedir de acessar esse importante recurso.

Afaste-se das notícias

A terceira dica: se afaste de notícias negativas. A nossa mente inconsciente trabalha dentro do nosso ambiente. Se a gente se expõe o tempo todo a notícias sobre violência, sobre escassez de dinheiro, sobre corrupção, sobre falta de saúde. Adivinha o que ela vai imaginar como consequências da falta de dinheiro?

A mente só repete aquilo que você faz ela assistir consistentemente. Se você vive assistindo filmes, séries, novelas de violência. Vive assistindo telejornal com notícias catastróficas. Vive lendo, ouvindo, compartilhando e discutindo notícias negativas. Só vai dar mais munição para a sua mente inconsciente a te bombardear com estímulos de medo. Aumentando muito a sua sensação de ansiedade.

E para os televisivos, aqueles que não vivem sem notícias de plantão eu faço um desafio. Passe 1 semana sem assistir televisão, consumindo apenas bons livros ou vídeos no Youtube. E escrevam nos comentários desse artigo, se você não sentiu melhorias na sua qualidade geral de vida. E se você não conseguiu alguns bons resultados financeiros inesperados ao longo dessa semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Baqui & Byte